vela - significado y definición. Qué es vela
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es vela - definición

BLOCO SÓLIDO DE CERA COM PAVIO INCORPORADO
Velas aromáticas; Vela (iluminação)
  • Uma vela comum, de uso doméstico
  • 100px
  • Velas acesas na [[catedral de Milão]]

Vela         
f.
Acto de velar.
Veladura.
Sentinella: "estar de vela".
Pessôa, que vigia.
Peça cilíndrica, de substância gorda e combustível, que tem ao centro, em todo o seu comprimento, um pavio.
"Vela mística", preparado, com que se communica fogo a certas peças de artilharia.
"Vela Maria", a vela mais alta do candelabro triangular, que se usa nos officios da Semana Santa.
"Vela eléctrica", conjunto dos carvões que, nos apparelhos de illuminação, produzem a luz eléctrica.
"Estar de vela", estar acordado; estar velando ou vigiando.
(De "velar")
f.
Pano de vário feitio, que se prende ao mastro da embarcação, e que, sob a acção do vento, faz vogar a mesma embarcação ou lhe facilita o movimento.
Peça de pano, que se prende aos braços dos moínhos de vento, para imprimir movimento à mó.
Fig.
Navio: "lá vêm as velas do Gama".
Loc. adv.
vela", com as velas desfraldadas: "navegar à vela".
Pop.
Em camisa; de corpo descoberto.
"Fazer-se de vela" ou "fazer-se à vela", começar a navegar, saír de um pôrto.
(Lat. "vela")
vela         
sf (lat vela)
1 Náut Conjunto ou união de panos, peças de lona ou linho forte, que, cortados de diversos modos e cosidos, se amarram nas vergas para perceber a ação do vento que impelirá a embarcação.
2 Embarcação movida por um conjunto desses panos.
3 Tira de lona que se estende nos braços dos moinhos de vento para os fazer andar
V. de espicha: a que se usa em pequenas canoas e é esticada pela retranca e por uma longa e leve vara que, amarrada junto à boca de retranca do mastro, segura a ponta do pique, diagonalmente
V. de lufa, Náut: a que se iça, quando há lufadas
Velas latinas, Náut: as que se envergam ou servem no sentido de popa nas caranguejas ou correndo ao longo dos estais. Há duas espécies de velas latinas: triangulares e quadrangulares
Velas mestras, Náut: as quatro principais de um navio, a saber: a grande, o traquete, a gávea e o velacho
Velas redondas, Náut: as que se envergam nas vergas, no sentido de bombordo a estibordo. À vela: com as velas desfraldadas
Fazer-se à vela ou de vela: a) sair de um porto; b) começar a andar.
sf (der regressiva de velar2)
1 Ação de velar; veladura, vigília.
2 A pessoa que vela ou vigia; sentinela.
3 Peça cilíndrica, de cera, sebo, espermacete ou outra substância graxa, com pavio no centro a todo o comprimento, para que possa acender-se e dar luz.
4 V vela internacional.
5 Mec Dispositivo que, nos motores de explosão, produz a ignição da mistura combustível nos cilindros.
6 Cilindro oco semelhante a uma vela, fechado em uma extremidade, feito de diatomito ou porcelana não vitrificada com diminutos poros que impedem a passagem de células ou bactérias e outros organismos microscópicos, mas não de corpos ultrami-croscópicos (como os vírus filtráveis); é usado nos filtros de água comuns.
7 Med Instrumento cilíndrico afilado, de borracha, seda encerada, metal etc., para introdução em passagens tubulares (como a uretra ou o ânus) a fim de facilitar a dilatação ou exploração ou para servir de guia à passagem de outros instrumentos; antróforo
V. da noite: cada uma das quatro partes em que antigamente se dividia a noite
V.-da-pureza, Bot: planta liliácea, ornamental, têxtil (Yucca gloriosa)
V. elétrica: o par de carvões que produzem a luz elétrica nos aparelhos de iluminação
V. internacional: unidade internacional de intensidade luminosa, igual à de cinco milímetros quadrados de platina, no ponto de solidificação desta, ou seja, 1.773,5°C
V. maria: vela que se põe no vértice do tenebrário, por ocasião dos ofícios da semana santa
V. mística, Artilh: preparado combustível com que se dão fogo às peças que não são de percussão nem de carregar pela culatra
V. nova: unidade semelhante à vela internacional, igual a um sexagésimo da intensidade luminosa de um centímetro quadrado da superfície de um corpo negro no ponto de solidificação da platina, ou seja, cerca de 98,1% da intensidade da vela internacional. Acender uma vela a Deus e outra ao diabo: agradar ao mesmo tempo a dois adversários
Estar com a vela na mão: estar gravemente enfermo, estar moribundo
Procurar com uma vela acesa: empregar grande afã para encontrar
Tratar a vela de libra: tratar excelentemente; banquetear, regalar.
Vela         
Vela ou candeia é uma fonte de luz que consiste tipicamente num pavio inserido num combustível sólido, tipicamente parafina. A função do pavio é ser queimado no intuito de produzir fogo, e este, por sua vez, iluminar o ambiente.

Wikipedia

Vela

Vela ou candeia é uma fonte de luz que consiste tipicamente num pavio inserido num combustível sólido, tipicamente parafina. A função do pavio é ser queimado no intuito de produzir fogo, e este, por sua vez, iluminar o ambiente. Além da parafina, existem outros combustíveis que podem ser utilizados, como o azeite e outros óleos vegetais.

A vela é uma fonte de luz utilizada desde tempos remotos, quer na sua forma simples ou acopladas em lanternas, utilizadas muito antes da descoberta da lâmpada e outros sistemas de iluminação eléctricos.

Durante a preparação da vela, previamente à ignição, o pavio é saturado com o combustível na forma sólida. O calor do fósforo ou outra fonte de fogo vai derreter e vaporizar uma pequena porção de combustível que, no estado gasoso vai combinar-se com o oxigénio da atmosfera para formar a chama. A chama vai então providenciar calor suficiente para manter a vela acesa, numa típica reacção em cadeia auto-sustentável: o calor da chama derrete a superfície do combustível sólido, liquefazendo-o e fazendo-o deslocar-se em direcção ao pavio e subi-lo, por capilaridade; o líquido passará, com o calor, para o estado gasoso, que vai ser consumido pela chama.

O combustível é queimado em várias e distintas regiões (como evidenciado pelas diferentes cores produzidas pela chama da vela). No interior das regiões mais quentes, azuladas (1), o hidrogénio está sendo separado do combustível e queimado, formando vapor de água. A zona mais clara da chama, amarelada (4), é explicada pela oxidação do carbono residual, produzindo dióxido de carbono.

À medida que o combustível sólido é derretido e consumido, a vela vai diminuindo de tamanho. As porções do pavio que não estão a provocar a evaporação do líquido combustível são consumidas pela chama, limitando o comprimento do pavio exposto.

Ejemplos de uso de vela
1. Evan Vela guilty of murder without premeditation.
2. "Vela response teams have been mobilized and are working to ensure the safe release of crew members and the supertanker," Vela International said in a statement.
3. Also facing premeditated murder charges are Vela and Staff Sgt.
4. As Ashary assumes command, Vela president and CEO Saleh B.
5. Vela gave a statement to military investigators in June saying he killed one of the Iraqis.